Futebol: Seguem-se adversários de má memória para o FC Porto

Há um ano, o FC Porto conseguiu à oitava jornada a maior distância pontual para os rivais, tendo garantido nessa altura 5 pontos de vantagem sobre o Sporting, que derrotou nessa ronda no Estádio do Dragão por 3x1, e sobre o Benfica, que venceu o Nacional da Madeira por 2x0. Agora, a oitava jornada voltou a dar razões para sorrir aos azuis e brancos, que estão na segunda posição atrás do Benfica, mas conseguiram reduzir a distância pontual para os encarnados de 4 para apenas 1 ponto.

A redução da distância pontual não podia ter acontecido em melhor altura, pois os próximos dois compromissos para o campeonato, separados pela deslocação ao País Basco para medir forças com o Athletic Bilbao para a Liga dos Campeões, são contra adversários que na época passada obrigaram o FC Porto a perder pontos.

Após ter ganho ao Arouca, o FC Porto de Lopetegui defronta dois adversários que na época passada «roubaram» pontos ©Catarina Morais
 

O Nacional da Madeira é o próximo opositor do FC Porto no Estádio do Dragão. Na época passada, à décima jornada, os madeirenses foram os primeiros a obrigar os dragões a perder pontos no seu próprio reduto. Na altura, os azuis e brancos, orientados por Paulo Fonseca, adiantaram-se no marcador por intermédio de Jackson Martínez, mas Mario Rondón acabou por conseguir fazer o empate para os insulares.

Os comandados de Julen Lopetegui defrontam o Nacional da Madeira, seguem depois para Bilbau e poucos dias após o regresso a Portugal deslocam-se à Amoreira para medirem forças com o Estoril. Foi precisamente frente aos canarinhos que o FC Porto de Paulo Fonseca perdeu os primeiros pontos no campeonato na temporada transata, à quinta jornada.

Num jogo em que os dragões contestaram bastante a arbitragem de Rui Silva, o FC Porto esteve por duas vezes em vantagem, mas permitiu sempre a reação dos canarinhos, na altura comandados por Marco Silva. Licá começou por dar vantagem aos visitantes, Evandro, atualmente jogador dos azuis e brancos, empatou de grande penalidade, Jackson Martínez voltou a colocar a equipa de Paulo Fonseca na frente, mas Luís Leal igualou e estabeleceu o resultado final.