Futebol: Paulo Sousa diz que FC Porto é «melhor equipa portuguesa dos últimos 30 anos»

O treinador do Basel, próximo adversário dos dragões na Liga dos Campeões, teceu rasgados elogios à equipa portuguesa e afastou a ideia de que possa ser uma vantagem ser português e conhecer o adversário.

«Infelizmente não é vantagem, por várias razões. Atualmente, o FC Porto atua, por vezes, com apenas um jogador português. Depois, nos últimos 30 anos tem sido a equipa mais forte em Portugal. Conquistaram a Liga dos Campeões duas vezes, têm jogadores talentosos e uma mentalidade vencedora. Ganham um título quase todos as épocas. Vai ser um grande desafio para a nossa equipa», disse, em entrevista à BZ Basel.

Na sua primeira temporada ao serviço dos pentacampeões suíços, Paulo Sousa tem conseguido afirmar-se, cumprindo o objetivo na Liga dos Campeões e passeando no campeonato suíço (oito pontos de avanço).

Na hora de nomear as grandes influências para a sua carreira como técnico, o português foi alargado: «No Benfica tive Sven-Goran Eriksson, no Sporting Carlos Queiroz, este um visionário importante para o futebol português. Depois aprendi muito com Marcelo Lippi (Juventus), Bobby Robson (Sporting), Ottmar Hitzfeld (Borussia Dortmund) e Roy Hodgson (Internazionale)».