Futebol: Madjer: «Brahimi e Slimani merecem a Bola de Ouro africana»

Rabah Madjer é o argelino mais conhecido do universo azul e branco mas Yacine Brahimi tem dado nas vistas e já caiu no goto dos adeptos do FC Porto. O antigo jogador dos dragões, atualmente com  56 anos, considera que o médio portista, a par com Slimani, do  Sporting, são candidatos à Bola de Ouro Africana, que ele próprio venceu em 1987, após ter conquistado a Taça dos Campeões Europeus com os portistas.

Apesar de saber que a competição pelo prémio que a CAF – Confederação Africana de Futebol – entrega todos os anos, e que distingue o melhor jogador africano do ano, Rabah Madjer acredita que há, em Portugal, dois jogadores que podem lutar pela distinção e sublinha, ainda, a importância de voltar a colocar a Argélia em destaque no futebol africano, pois só possui dois jogadores que receberam esta distinção, ele próprio e Lakhdar Belloumi, em 1981.

Slimani, em ação, no Mundial 2014 ©Camila Domingues/ Palácio Piratini
 

«É difícil dizer quem vai ganhar mas um dos nossos jogadores [argelino] merece-o. Há três que o merecem sem margem para dúvida», afirmou, numa entrevista concedida ao jornal Gazette du Fennec, elogiando os jogadores portista e sportinguista.

«Slimani fez um bom Mundial», destacou, «mas também há Feghouli [Valencia] e Brahimi», apontou, ressalvando, no entanto, que nem sempre as coisas correm conforme é esperado.

«Há que ser cauteloso em África, as qualidades do jogadores e os resultados da seleção nacional não pesam assim tanto», ressalvou.