Futebol: Campaña tenta aparecer nas margens do Douro
José Campaña, médio que chegou esta temporada ao Dragão por empréstimo da Sampdoria, aproveitou o castigo de Casemiro e a lesão de Rúben Neves para se estrear pela equipa principal no último duelo dos portistas. O espanhol procura aparecer na formação azul e branca e ganhar espaço na turma da Invicta.
José Campaña tem 21 anos e cumpriu a estreia no quinto campeonato da sua carreira. Já passou por Inglaterra, Alemanha, Itália e, naturalmente, Espanha, seu país de origem, como lhe demos conta no perfil traçado quando chegou ao Porto. O andaluz, que já foi considerado uma das jóias da cantera do Sevilla, cumpriu todos os degraus da formação pela Espanha: quando era Sub-17 foi ao Europeu, nos Sub-19 foi bicampeão da Europa (2011 e 2012) e entrou na qualificação para o Euro Sub-21 2015. Pelo meio ainda representou o seu país no Mundial Sub-20 2013, despedindo-se da prova nos quartos de final. Agora é de dragão ao peito que tenta a sorte.
Campaña tanto pode jogar a seis mas é um construtor, com técnica nos pés e inteligência na visão de jogo. Depois de ter rodando na equipa B dos portistas, teve a sua estreia oficial com a camisola principal do FC Porto diante do Vitória de Setúbal e recebeu elogios de Lopetegui.
«Ainda não tinha jogado nenhum minuto. Falta-lhe ritmo de jogo, não é fácil, mas fez uma primeira parte muito boa e mostrou que está preparado», opinou Julen Lopetegui logo após o jogo com os sadinos.
Agora, os adeptos do FC Porto esperam para ver o que vai dar este espanhol que tenta conquistar um lugar ao sol nas margens do rio Douro.