Futebol: Real Madrid à procura de proeza que ninguém consegue há 25 anos

No fecho do ano civil madrileno em 2014, foram várias as palavras de enaltecimento do que foi feito, mas também foram muitos os desejos para o ano que está para chegar.

Um deles foi dito esta terça-feira pelo presidente Florentino Pérez, já depois de o treinador Carlo Ancelotti ter afirmado que «2014 abriu um novo ciclo» no clube.

Após se referir ao «adeus» de Alfredo di Stéfano, Pérez analisou uma conquista em particular: a Liga dos Campeões.

 

«O último jogo que o nosso Presidente de Honra [Di Stéfano] é outro grande acontecimento do ano: a décima Liga dos Campeões. Para os madrilistas representou a satisfação de ter sido conseguido algo que era desejado há muitos anos. Ao vermos como o mundo inteiro celebrou, podemos ter uma ideia muito maior do que realmente significou. Mas, no Real Madrid, não há tempo para a auto complacência e já todos falam da Décima Primeira, pela qual estamos a trabalhar», garantiu.

Ora, numa rápida análise aos números, é possível ver que a história recente garante que tal é bastante complicado. É que há 25 anos que nenhum clube consegue ser campeão europeu em anos consecutivos - nunca aconteceu no formato Liga dos Campeões.

O último obreiro de tal proeza foi o Milan, em 1988/89 e em 1989/90 (esta última ao Benfica), uma equipa que tinha Carlo Ancelotti... como jogador. 25 anos depois, há o desafio a quebrar para Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e companhia.

E, já que se fala de estatística, não é menos relevante a curiosidade de nunca uma equipa com 18 pontos na fase de grupos ter conseguido ganhar a prova. Os merengues fizeram um percurso imaculado no grupo B, com seis jogos e seis triunfos...