Futebol: Nacional baila como nenhum outro no Dragão


O FC Porto tem sido rei e senhor nos jogos disputados em sua casa, seja qual for o adversário. Longas têm sido as sequências de invencibilidade colecionadas pelos portistas entre muros. Porém, quando o adversário é o Nacional, aí, a música é outra.

Sim, o FC Porto continua mandão mas... os registos não são tão poderosos contra o conjunto insular como são contra grande parte dos restantes adversários do campeonato.

A verdade é que o Nacional, próximo adversário dos dragões, é a equipa da Liga portuguesa que mais resultados positivos (vitória e empate) tem somado na Invicta.

Nacional em ação no Dragão ©Catarina Morais
 

Partindo de uma análise fixa aos últimos 10 duelos oficiais realizados pelo FC Porto contra todos os adversários que estão neste campeonato (é verdade que há emblemas que não disputaram tantos duelos frente aos portistas mas entram nesta análise), dá para notar que o Nacional tem melhores registos no Porto que, por exemplo, Benfica e Sporting.

De todas as equipas que alinham na Liga portuguesa 2014/2015, o Nacional é a que melhor rendimento tem na casa portista com 2 triunfos e 1 empate somados nos últimos 10 duelos.

De resto, destaque apenas para uma vitória do Estoril, outra do Belenenses e um empate do Rio Ave (olhando, lá está, apenas para os últimos 10 jogos oficiais de todas as provas contra todas as equipas em casa do FC Porto).

O Benfica tem 1 vitória e um triunfo conseguido nas grandes penalidades da Taça da Liga, na última época. Já o Sporting tem 2 vitórias nos últimos 10 jogos no anfiteatro azul.

De referir ainda que a maior derrota do FC Porto em casa (em jogos oficiais do campeonato) foi perante o Nacional da Madeira (0x4). A 11 de março de 2005, a equipa insular derrotou os dragões, em partida da 25.ª jornada do campeonato 2004/2005. José Couceiro treinava a equipa azul e branca. Apesar de já não ter sido num dos últimos 10 duelos do Nacional no reduto portista, é um dado que deve merecer destaque e atenção antes do duelo da próxima ronda.