Futebol: Guimarães: um local de oportunidades para jovens da B

O Sporting apenas regressa ao trabalho este sábado para preparar a deslocação à cidade-berço, para medir forças com o Vitória de Guimarães e esta será a oportunidade para vários jogadores da equipa B mostrarem aquilo que valem na formação principal.

Numa altura em que se discute a continuidade ou não de Marco Silva, o Sporting vai apresentar-se em Guimarães, onde perdeu para o campeonato por 3x0, com uma equipa bastante renovada, em virtude da decisão da direção presidida por Bruno de Carvalho de disputar a Taça da Liga com jogadores da equipa B e dos juniores.

Daniel Podence estreou-se pela equipa principal do Sporting contra o SC Espinho ©Vítor Parente
 

Numa recente declaração à comunicação social, o presidente dos leões falou em nomes de jogadores da equipa B como reforços para janeiro, numa clara alusão ao facto de que dificilmente irá chegar um jogador novo a Alvalade na reabertura do mercado de transferências. «Os reforços serão Podence, Gelson, Francisco Geraldes, Iuri Medeiros, Tobias Figueiredo, Chaby, Wallyson, Dramé, Slavchev, Ryan Gauld, Rabia, Sakho, André Geraldes e muitos outros», disse Bruno de Carvalho, a 19 de dezembro.

Neste sentido, é provável que alguns destes jogadores possam fazer parte da equipa titular que o Sporting vai apresentar em Guimarães, sendo que alguns já foram mesmo chamados por Marco Silva à equipa principal dos verdes e brancos.

Dos jogadores que Bruno de Carvalho falou, Daniel Podence, Rabya e André Geraldes são os únicos que já estiveram nas opções do treinador em jogos oficiais, embora outros já tenham sido convocados mas não tenham figurado na ficha de jogo, tendo sido preteridos. Podence, avançado de 19 anos, foi, no entanto, o único a ter minutos de utilização, tendo jogado 16 minutos na vitória sobre o SC Espinho para a Taça de Portugal.

Quanto a Rabya, o defesa de 21 anos foi suplente não utilizado contra o Vizela, também para a Taça de Portugal, tendo o mesmo acontecido com André Geraldes, que não saiu do banco de suplentes na partida contra o Chelsea, para a Liga dos Campeões.