Futebol: Danilo e Alex Sandro «almas gémeas» no Santos, no FC Porto e na seleção

«Danilo devia receber dois Dragões de Ouro». Pinto da Costa teve, nesta declaração, uma das mais fortes da noite de gala portista, o que deixou Danilo «muito honrado». Com esse ponto de partida, o zerozero.pt procurou analisar o trajeto não apenas do lateral direito, como também do lateral esquerdo Alex Sandro, consultando alguém que conhece muito bem os dois atletas.

Danilo é um vencedor, tem esse perfil e dedica-se muito, o que ele já mostrava desde a altura no Santos

Kleiton Lima

«São jogadores semelhantes, que trilharam o mesmo caminho, quase como almas gémeas», disse-nos Kleiton Lima, atual treinador do Grêmio Barueri e que trabalhou com ambos no Santos. Têm 23 anos (Alex Sandro é meio ano mais velho) e são atualmente as asas do dragão.
 

Danilo tem 113 jogos pelos portistas ©Catarina Morais
 

Na gala dos Dragões de Ouro, Danilo, que foi eleito o Futebolista do Ano, respondeu a Pinto da Costa: «O presidente deve ter ideia da minha dedicação ao clube, o empenho que sempre tenho nos jogos e em cada lance».

Ora, será assim que Danilo se mostra desde sempre? A resposta de Kleiton Lima é afirmativa: «O Danilo é um jogador com muita intensidade, tem um repertório diferenciado porque se dedica muito naquilo que faz e tem argumentos físicos e técnicos. Com este período que teve de adaptação ao futebol europeu, creio que vá ter um destaque ainda maior. Saiu daqui muito jovem e essas temporadas aí deu para amadurecer mais».

Ainda assim, trata-se de um jogador que «tem ainda margem de crescimento e potencial para ser explorado», ele que foi o jogador mais caro da história do FC Porto, tendo chegado muito jovem, mas já com esse peso em cima dos ombros.

Talvez nem eles achassem que conseguiriam chegar tão rápido ao patamar onde estão.

«Vive um momento especial. Tem mais responsabilidades, quer no FC Porto, quer na seleção, colocam em cima dos ombros dele mais pressão, mas isso faz parte do amadurecimento. Tem condição mental e psicológica para conseguir esse amadurecimento, pois é muito dedicado no que faz» assegurou.
 

Alex Sandro tem 106 partidas nos azuis e brancos ©Carlos Alberto Costa
 

Alex Sandro tem faro de golo que ainda pouco se viu

Na análise feita ao nosso jornal sobre os dois laterais, Kleiton Lima revelou um dado pouco conhecido do adepto português, em relação ao esquerdino.

«Vejo o Alex Sandro com muito potencial, aqui fazia muitos golos em velocidade e drible, talvez ainda não tenha mostrado tanto isso aí, mas ele sempre mostrou muita confiança nessas ações quando aqui esteve. Acredito que ele se vá soltando com o tempo», adivinhou, de um jogador que apenas marcou dois golos em três anos pelos portistas.

«O Alex Sandro tem o diferencial do improviso. Além de ser muito rápido, é um jogador imprevisível nos dribles», analisou.

Dupla inserida «num grupo de jogadores jovens de quem se espera muito»

Com Scolari, eram várias as vozes que pediam atenção aos dois portistas, mas o ex-selecionador não os chamou, o que mudou com Dunga, atual timoneiro da canarinha, incumbido de fazer esquecer a deceção que foi o Mundial.



Dupla quer triunfar também na seleção ©Catarina Morais
 

«Depois daqueles resultados na Copa, o povo brasileiro espera uma renovação, quer de nomes, quer de postura. Portanto, há oportunidade para outros nomes», referiu, no global, antes de partir para o particular.

«O Danilo é alguém que teve uma ascensão muito rápido no Santos e saiu muito jovem. Os que conhecem muito de futebol, sabem bem quem ele é, mas quem só acompanha por televisão talvez até já se tivesse esquecido. Mas está a ser aprovado. Vejo-o com potencial para ser o titular da seleção brasileira e ter destaque na Europa com o FC Porto», garantiu, sobre um jogador que tem nove internacionalizações.

Com seis até ao momento, Alex Sandro teve o infortúnio de se lesionar quando Dunga o chamou para os primeiros compromissos, no início de setembro. Ainda assim, o selecionador reiterou a confiança e chamou-o novamente, agora também com Casemiro na lista.

Numa opção que revelou alguma surpresa, Dunga abdicou de Marcelo (Real Madrid) e escolheu Filipe Luis (Chelsea) e Alex Sandro, mas Kleiton Lima garante que esta deve ser a lógica do selecionador.

«Não acredito que o Dunga vá insistir muito com o Marcelo, pois ele fez parte de uma geração que já deu o seu contributo, que já cumpriu o seu ciclo. Talvez continue a ser chamado nesta fase de transição, mas, do que conheço do Dunga, acho que ele vai dar mais oportunidades ao Filipe Luís e ao Alex Sandro, a pensar no Mundal 2018», terminou.