Futebol: Class of 92 coloca Salford City no mapa do futebol inglês

Salford é uma cidade situada a pouco mais de 16 minutos de carro de Manchester e o seu clube local tem, de há uns meses a esta parte, um grupo de donos, no mínimo, especial. Cinco dos elementos da Class of 92, a famigerada geração de ouro do Manchester United, comprou o clube e está a desenvolver um ambicioso projeto desportivo. Scholes, Giggs, Nicky Butt e os irmãos Neville são os proprietários do Salford City.

Foi fundado em 1940 e milita, atualmente, na Northern Premier League Division One North, oitavo escalão do futebol inglês, um campeonato regional e semi-profissional. Até ao momento, esta temporada, o Salford City segue invicto no topo da tabela, com nove vitórias e dois empates. Danny Webber, avançado de 32 anos que jogou no United, é o mais conhecido elemento do plantel do clube inglês.

 

Paul Scholes, Ryan Giggs, Nicky Butt, Phill e Gary Neville são os fantastic five que compraram o Salford City com o objetivo de o levar, degrau após degrau, até ao Championship, o segundo escalão do futebol inglês. O prazo definido para a sua consecução é de 15 anos.

Raízes na cidade

Os cinco antigos jogadores têm enormes ligações afetivas a Salford. Todos se iniciaram no mundo futebolístico nesta cidade, com características pobres e ligações à indústria têxtil, uma vez que o centro de treinos do Manchester United, The Cliff, era lá localizado e foi onde os red devils treinaram até 2000, antes de se mudarem para Carrington.

No caso específico de Giggs e Scholes, aliás, ambos viveram mesmo nesta cidade com as suas famílias. «Todos sabem quão importante Salford é para mim por isso esta é uma aquisição excitante e que encaixa na perfeição naquilo em que acreditamos», afirmou Giggs, sobre este desafio, ao Daily Mirror.
 

Futuro risonho

Para já o objetivo dos cinco antigos jogadores do Manchester United é usar os seus conhecimentos e poder de influência no mundo do futebol e levar para o Salford City jogadores de qualidade de escalões superiores para que a ascensão que pretendem se concretize. Paul Scholes pode, dentro de alguns anos e caso a escalada de divisões se materialize, assumir o comando técnico da equipa que, para já, continua entregue a Phil Power.

 

​Um aliado importante em todo este projeto é Peter Lim, que recentemente andou nas bocas do mundo devido à demorada aquisição do Valencia, treinado por Nuno Espírito Santo.

O magnata de Singapura comprou 50 por cento do clube, sendo assim co-proprietário do Salford City a par com os cinco magníficos, numa injeção de caital que pode alavancar o clube de acordo com os desejos de todos.

«Todos conhecemos o Peter [Lim] há mais de dez anos. O seu amor pelo desporto, acima de tudo pelo futebol, é bem conhecido. Tem resultados incríveis no mundo dos negócios bem como no envolvimento dos jovens e das comunidades, sobretudo na formação. Isto será fantástico para o Salford. A sua experiência e conhecimento são inestimáveis e podem ajudar a levar o clube para o patamar onde acreditamos que pode estar», congratularam-se os antigos jogadores.

Tem a palavra Stephen Gillett, inglês radicado em Portugal, ex-jornalista do Reading Evening Post e do portal Goal.com:

«A compra do Salford City por membros da lendária Class of 92 do Manchester United gerou enorme interesse, sobretudo por se tratar de um clube pouco familiar para a maioria. Até ao momento, o positivismo que cerca o clube tem-se refletido nos seus desempenhos e o Salford já é o favorito à subida de divisão. Alguns nomes grandes, como o ex-avançado do United Danny Webber foram atraídos para o clube e as assistências, bem como a atenção mediática, dispararam.A maioria acredita que este investimento nas raízes do futebol só pode ser uma coisa boa e o envolvimento destes grandes nomes do futebol aumentaram a importância da cidade. Alguns adeptos mais antigos, contudo, ficaram preocupados com a decisão de mudar o emblema e o equipamento do clube, e querem também garantias de que os lucros serão aplicados no futebol de formação. Até agora, porém, a história é muito baseada em alguns heróis do Manchester United a dar algo de volta a uma cidade próxima dos seus corações».