Futebol: Éric Abidal termina a carreira
Éric Abidal colocou, em definitivo, um ponto final na sua carreira. Motivos pessoais na base da sua decisão. O defesa francês de 35 anos admite ter recebido convites do Barcelona e do Olympiacos, que representou nos últimos meses, mas garante que agora só pensa na sua família.
«É um momento muito importante. Tomei a decisão de colocar fim à minha carreira profissional. São, unicamente, razões pessoais», argumentou o defesa, que fez a sua carreira a jogar como lateral-esquerdo e central.
22 títulos oficiais
Depois de um problema de saúde, Abidal recuperou e abandonou o Barcelona, em 2012 (onde estava desde 2007), e jogou uma temporada no Monaco e outra, a presente, no Olympiacos.
«Estou orgulhoso de ter vestido a camisola do Olympiacos durante todo o tempo que cá estive e irei sempre apoiá-lo», afirmou, deixando palavras de agradecimento à direção do clube helénico.
Numa conferência de imprensa realizada apenas com o propósito de anunciar o fim da sua carreira, Abidal agradeceu «a todos os treinadores» que teve e «ao pessoal médico» que o apoiou porque «sem eles não estaria» presente neste momento.
O internacional gaulês também falou do seu problema oncológico, que superou graças a um transplante de fígado.
«No futebol um dia estás em alta e outro em baixo. Foi um momento muito difícil. Nos momentos maus devemos ter determinação e o futebol foi a minha maneira de enfrentar a doença. Sempre tive fé para conseguir superar os meus problemas», confessou, assumindo que viveu na Catalunha e ao serviço do Barcelona um dos «melhores momentos» da sua carreira, quando passou de amador a sénior, «um sonho tornado realidade».
Em jeito de remate, e já sobre o futuro, Abidal confessou que tem em cima da mesa uma oferta do Barça, já há cerca de dois anos, e que visa a sua integração na estrutura com um cargo diretivo e possui, também, uma proposta do Olympiacos. Agora, no entanto, o que o defesa de 35 anos pretende é «descansar e desfrutar» do tempo com a sua família, adiando as decisões para o futuro.