Futebol: Duelo entre primeiro e último na Luz

A semana que passou foi de altos e baixos para o Benfica. No último domingo os campeões nacionais foram ao Estádio do Dragão vencer por 0x2 e reforçar o estatuto de líder. Porém, na quinta-feira, a noite foi de desilusão no Estádio da Luz, com a eliminação na Taça de Portugal aos pés do SC Braga.

Jonas foi titular contra o SC Braga e marcou, mas não chegou para os encarnados seguirem em frente ©Carlos Alberto Costa
 

Agora, novamente na Luz e contra outra equipa minhota, o Benfica vai procurar regressar aos triunfos e despedir-se do campeonato em 2014 com um triunfo e 6 pontos de vantagem sobre o mais direto rival, que derrotou o Vitória de Setúbal por 4x0 na sexta-feira.

Jorge Jesus prepara várias alterações na equipa. As lesões têm sido uma constante no plantel do Benfica e o treinador das águias lamentou-se disso mesmo na conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Gil Vicente, admitindo que as soluções que possa encontrar não são da mesma qualidade dos jogadores que estão a substituir.

Em relação ao último jogo para o campeonato, frente ao FC Porto, são três os jogadores que estão impedidos de dar o contributo ao Benfica, este domingo. Luisão, que teve que ser substituído durante o decorrer do encontro no Dragão, deverá ser substituído por César no eixo da defesa. Por sua vez, Salvio, que esta semana foi operado ao braço, deverá ser substituído por Ola John.

 

Na última jornada o Gil Vicente empatou em casa com a Académica ©Hélder Sousa
 

De resto, estas duas soluções de Jorge Jesus para o lugar dos habituais titulares já foram utilizadas frente ao SC Braga. Mas além destas há ainda a ausência de Enzo Pérez. O médio argentino viu o quinto cartão amarelo para o campeonato e por isso terá que cumprir um jogo de castigo. Enzo Pérez ainda jogou a primeira parte com o SC Braga, tendo saído ao intervalo, e essa terá sido mesmo a última partida de águia ao peito, pois está a caminho do Valencia.

Porém, nem tudo são más notícias para Jorge Jesus. Ainda em comperação com o jogo com os arsenalistas, o treinador do Benfica já poderá contar com Samaris, médio grego que tinha ficado de fora da partida devido a problemas físicos.

Refira-se que pela frente o Benfica vai ter um Gil Vicente motivado por ter garantido a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal após ter eliminado o Penafiel, mas ao mesmo tempo com a necessidade de conquistar pontos, pois chega à Luz na última posição do campeonato e ainda sem qualquer vitória alcançada na prova.