Futebol: A carreira dos 3 grandes no campeonato
Com o campeonato português parado para a quadra natalícia, a A Bola TV entra no campo dos números e compara a prestação dos chamados 3 grandes na prova nacional desta época com o que faziam, por esta altura, na época passada. Desde já uma curiosidade: o Benfica é o único que tem mais vitórias.
Se há um ano os três grandes tinham todos 33 pontos no fecho da 14.ª jornada (a última antes do Natal e da Passagem de Ano), esta temporada as coisas estão diferentes, com as águias agora isoladas na frente da Liga, tendo os seus rivais na perseguição.
Em 2014/2015, o Benfica soma 37 pontos fruto de 12 vitórias, um empate e uma derrota. Há um ano, os encarnados somavam 10 vitórias, três empates e uma derrota. O único desaire das águias foi, para já, em Braga, enquanto que a visita do Sporting ao Estádio da Luz marca o único empate da formação de Jorge Jesus nesta época, isto no que toca ao campeonato nacional, a única prova analisada nesta peça.
Já o FC Porto tinha há um ano 10 vitórias, três empates e uma derrota, enquanto que a formação de Lopetegui tem agora nove vitórias, quatro empates e uma derrota. Se há um ano os dragões entravam na época natalícia apenas com uma derrota averbada em Coimbra frente à Académica, esta época os portistas também vão passar o ano com uma derrota no campeonato, desta feita sofrida com o Benfica. Os campeões nacionais foram ao Estádio do Dragão derrotar a equipa de Julen Lopetegui. Os quatro empates desta época do FC Porto aconteceram em Guimarães, na receção ao Boavista, na visita a Alvalade e no duelo com o Estoril, na Amoreira.
Quanto ao Sporting tem sete vitórias, seis empates e uma derrota, ao passo que na última época depois da 14.ª jornada, a equipa então orientada por Leonardo Jardim somava 10 vitórias, três empates e uma derrota.
O único desaire desta época aconteceu frente ao Vitória, em Guimarães, enquanto que na última época a derrota dos leões tinha acontecido frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Os empates da formação verde e branca aconteceram esta época quase todos em Alvalade (4 - Belenenses, Paços de Ferreira, FC Porto e Moreirense), na Luz frente ao Benfica e com a Académica, em Coimbra.
Em conclusão, e reforçando que apenas se analisa aqui a carreira dos chamados 3 grandes no campeonato nas 14 primeiras rondas, é possível dizer que Lopetegui e Marco Silva têm uma folha de serviços pior do que tinham Paulo Fonseca e Leonardo Jardim, enquanto que Jorge Jesus vê o Benfica estar melhor esta época do que estava na última temporada.
O Benfica tem mais vitórias conquistadas e igual número de derrotas como há um ano - uma. O Sporting tem menos vitórias e uma derrota tal como há um ano. O FC Porto tem igual número de derrotas (uma, neste caso, tal como há um ano) mas os dragões têm menos vitórias somadas agora.