Futebol: Lopetegui: «Não queremos olhar mais para a frente, queremos é ganhar ao Vitória de Setúbal»
Julen Lopetegui não quer pensar mais à frente do que o jogo com o Vitória de Setúbal, marcado para as 20h30 desta sexta-feira. O técnico só pensa em regressar aos triunfos e mostra-se crente na qualidade e evolução dos azuis e brancos para fazer uma boa segunda volta e recuperar os pontos perdidos.
«Esperamos as dificuldades normais contra uma equipa que precisa de pontos e não tem os pontos que deveria ter. É um adversário difícil, como todos, que nos vai obrigar a estarmos concentrados, a fazer um bom jogo e a fazer bem as coisas para superarmos as dificuldades que possam surgir», afirmou o treinador em conferência de imprensa, deixando, também, elogios a Domingos Paciência, um treinador «experiente» e que tem tido «sucesso», que comanda uma equipa que vai ao Dragão «com tudo» e com uma «enorme motivação».
A derrota com o Benfica no passado domingo deixou o FC Porto a seis pontos da concorrência encarnada, algo que Lopetegui assume como mau mas considera capaz de dar a volta.
«Faltam 63 pontos. Gostaríamos de estar noutras circunstâncias, acho que podíamos ter mais pontos. Tivemos alguns - poucos - resultados negativos e sabemos que temos de melhorar. É uma equipa muito jovem. O jogo da nossa equipa faz-nos acreditar numa segunda volta muito boa», sublinhou, lembrando que «todas as equipas e todos os treinadores» pensam, continuamente, em melhorar» apesar de isso não significar «que não se façam muitas coisas bem».
Especificamente sobre a distância pontual e a capacidade de recuperar, o técnico dos dragões é pragmático, lembrando que tudo se constrói jogo a jogo, evitando qualquer precipitação.
«Não queremos olhar mais para a frente. Queremos é ganhar ao Vitória de Setúbal», apontou, rematando o tema:
«A única quantificação que temos que fazer é conseguir a vitória jogo a jogo, neste caso amanhã contra o Vitória de Setúbal. Temos que ser capazes de superar esse jogo e continuar o nosso caminho, a acreditar. Individual e coletivamente a equipa cresceu muito e tem que continuar a crescer. Às vezes pode ser-se superior e perder mas melhorando e fazendo as coisas bem estamos mais perto de ganhar».
Campaña convocado
Rúben Neves está lesionado e Casemiro castigado, o que abre a porta a Campaña, que até ao momento só jogou na equipa B azul e branca, apesar de ter sido convocado para a partida com a Académica.
«O Campaña é um jogador que ainda não teve oportunidades. É nosso jogador, está convocado e vamos ver. É uma opção também para o jogo de amanhã», limitou-se a dizer o técnico, sem confirmar se vai ou não lançar o espanhol na partida.
A CAN e a ausência de Brahimi
Com a aproximação da Taça das Nações Africanas e já com a confirmação de que Brahimi está convocado para representar a seleção argelina na prova, o FC Porto depara-se com a certa ausência do jogador. Lopetegui mostra-se tranquilo quanto às opções que possui no plantel e desvaloriza o facto de o internacional argelino andar mais ´apagado` em termos exibicionais.
«Em todas as equipas, em todos os plantéis os jogadores têm momentos, picos. O Brahimi deu-nos muito e vai continuar a dar. Sem qualquer tipo de preocupação. Temos um plantel que pode perfeitamente suprir essa ausência. O que queremos é que faça boas exibições, que não tenha problemas, que não se lesione. Cá encontraremos soluções», apontou, tranquilo.